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Capacitar ou treinar, quando fazer?




Em tempos de crise a palavra de ordem é ter um diferencial. E qual seria este diferencial. Estaria ele voltado para que nível de capacidade: habilidade específica, novos conhecimentos ou atitudes ponderadas e adequadas a atuação profissional e técnica. Para respondermos isto vamos analisar alguns pontos importantes da questão.

Observar sob outro prisma

A decisão sobre a hora e como deve ser feita a capacitação envolve a observância do momento profissional em que se encontra e como o futuro está se mostrando em suas mais variadas formas e detalhes. Observar a situação atual sob um novo olhar pode significar a construção de uma nova perspectiva de crescimento.

Uma questão de análise

O real e verdadeiro diferencial das empresas são as Pessoas, portanto é você. No entanto se o outro estiver mais bem preparado suas chances podem não ser as mesmas. Cabe sempre uma profunda análise de seu potencial e a partir daí iniciar ou dar continuidade ao seu treinamento e desenvolvimento pessoal.

Treinamento

Por definição treinamento está orientado para o presente, no cargo atual. Busca melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo e a visão é de curto prazo, portanto focado no presente e nas atribuições atualmente exercidas.

Desenvolvimento

O desenvolvimento profissional está orientado  para o futuro, focalizado em cargos a serem ocupados, busca  oferecer as habilidades e capacidades que serão requeridas, oferece  oportunidades de ampliar a capacidade de visão e detém uma visão  de longo prazo e portanto dirigido às novas aspirações.

As aspirações individuais e as organizacionais

As consonâncias entre as competências individuais e as organizacionais devem estar apropriadas e as fases de desenvolvimento desta devem ser seguidas no âmbito individual: o diagnóstico de suas necessidades, a programação de seu desenvolvimento, a execução do plano e por fim a avaliação de seus resultados.

A mutualidade é um bem necessário

Quando o processo se faz eficiente e os profissionais treinados e preparados para as mudanças percebem que são parte integrante da empresa, desenvolvem a confiança em si e no grupo. Passam a pensar em uníssono para encontrar soluções tendo como resultado sucesso e benefício mútuo.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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